Sofre de sonolência durante o dia?
Sente-se cansado pela manhã depois de uma noite que teria tudo para ser reparadora?
Já lhe disseram que tem pausas respiratórias enquanto dorme?
Se a resposta for SIM para alguma destas questões, pode ter Apneia Obstrutiva do Sono!
Sofre de sonolência durante o dia? Sente-se cansado pela manhã depois de uma noite que teria tudo para ser reparadora? Já lhe disseram que tem pausas respiratórias enquanto dorme? Se a resposta for SIM para alguma destas questões, pode ter Apneia Obstrutiva do Sono!
Na MEDIMINHO somos especialistas no tratamento dos casos ligeiros e moderados. Nos casos mais graves, o nosso tratamento permite francas melhorias porém poderá precisar de um aparelho (CPAP) que o auxilie na respiração.
O ronco não constitui apenas um incómodo do ponto de vista conjugal e social, revelando provavelmente o início de uma apneia obstrutiva do sono (AOS), o que torna importante o seu tratamento atempado. Este som resulta do esforço dos pulmões para inspirar por um estreitamento da via aérea superior (nariz e garganta).
Aproximadamente 50% das mulheres e 60% dos homens com mais de 60 anos ressonam. A roncopatia associa-se frequentemente ao excesso de peso porém existem outras causas reconhecidas como a ingestão de bebidas alcoólicas, ingestão de determinados medicamentos (alguns antidepressivos e ansiolíticos, p. ex.), para além de refeições mais “pesadas” pouco tempo antes de dormir.
Frequentemente a própria pessoa não se apercebe que ressona, sendo os familiares os habituais relatadores desta patologia.
A narcolepsia é um transtorno primário do sono que consiste de uma alteração da passagem da vigília para o sono. A narcolepsia se manifesta por ataques súbitos de sono durante o dia, irresistíveis e diários por pelo menos 3 meses.
Os sintomas da narcolepsia são:
- sonolência diurna;
- ataques súbitos de sono;
- cataplexia (paralisia muscular mesmo acordado);
- paralisia do sono (paralisia dos membros e incapacidade de falar);
- sonhos ou alucinações antes de dormir e ao acordar.
Uma característica comum do bruxismo está no “hábito” que uma pessoa tem de ranger os dentes depois de adormecer, porém, sem perceber. Contudo, não se trata de um hábito, mas de um transtorno primário do sono enquadrado na parassonia. Nesse contexto, a sensação indesejada vem do movimento involuntário de apertar e esfregar os dentes.
Alguns dos seus principais sintomas são:
- erosão, encurtamento ou fratura dos dentes;
- hipersensibilidade ao calor, frio, escova de dentes etc.;
- sensação de tensão na boca, rosto, pescoço.
A hipersonia é um transtorno primário do sono enquadrado na dissonia, isto é, uma perturbação do sono provocada por problemas do sistema nervoso. Ela ocorre quando uma pessoa fisicamente saudável – e que não faz uso de drogas ou substâncias – têm uma necessidade excessiva de dormir durante o dia.
Os sintomas mais comuns da hipersonia são:
- mal-estar generalizado;
- sonolência diurna excessiva;
- dificuldade de concentração e memória;
- diminuição da eficiência e desempenho acadêmico/trabalho;
- adormecer durante o dia sem querer.
O sonambulismo é um transtorno primário do sono, também classificado como uma parassonia. Considera-se uma pessoa como sonâmbula quando, ainda dormindo, ela se levanta. Além disso, ela consegue fazer coisas complexas sem estar consciente.
Alguns dos seus principais sintomas são:
- ativação do corpo durante o sono;
- amnésia (perda de memória) ao acordar;
- confusão e sofrimento psicológico;
- possível mau desempenho no trabalho e/ou na escola.